Abaixo seguem as etapas necessárias para inscrever (e pagar as taxas) de estudantes pagantes de escolas públicas e privadas. Se preferir assista um vídeo tutorial clicando aqui.

Há um número limitado de isenções para estudantes de baixa renda e de escolas públicas (veja Isenções). Estudantes isentos são inscritos por outro formulário.

  1. Baixe a Planilha de Inscrição de Estudantes da OBF/2021.
  2. Note que essa planilha tem um cabeçalho (que deve ser mantido intacto). Também observe que
    • A planilha contém 5 colunas, com nomes auto explicativos. Preencha as informações dos estudantes que quer inscrever (um estudante por linha), sem deixar colunas não preenchidas.
    • Não faça qualquer outra anotação na planilha, pois isso pode desconfigurar a planilha e, consequentemente, não poderá ser lida pelo sistema.
    • Tome especial cuidado no preenchimento da coluna ALUNO_EMAIL. Para acessar o sistema será enviado uma mensagem para o email cadastrado. Se este email estiver errado ou não pertencer ao aluno, ele não conseguirá acessar o sistema.
    • Nunca preencha esta planilha com os dados de um estudante que está isento do pagamento de taxas.
  3. Com a planilha preenchida, pressione a opção de menu tarefas (acesso requer cadastramento). Ao fazer isso, será listado as tarefas disponíveis. Clique no link com título Inscrição de estudantes e pagamento da taxa da 1ª Fase.
  4. Faça o upload da planilha no campo apropriado.
  5. O sistema irá contar o número de alunos que a planilha contém. Se conferir com o valor que você espera, confirme. Senão pode ser que a planilha foi desconfigurada durante a entrada dos nomes. Neste caso, anule a tarefa, verifique a planilhe (veja a seção Desconfigurei a Planilha? em Perguntas Frequentes).
  6. Caso a planilha tenha sido aceita, será solicitado um pagamento de $ 5,00 x (número de estudantes inscritos).
  7. Proceda o pagamento via PIX de maneira análoga à que foi feito com a inscrição da escola. Note que o código de pagamento é diferente. Sempre que possível use o qrcode.
  8. Após dois dias úteis seus estudantes poderão acessar o site e verificar se podem acessar o site. Como não têm senha/password eles devem pedir o envio de um link.
  9. Ao acessar a área restrita através de um link mágico, o estudante é levado a uma página onde pode definir sua senha.
  10. Caso a maioria de seus estudantes consiga acessar, mas alguém tenha problema, provavelmente houve erro na digitação do email. Verifique com seu aluno se o email confere com o da planilha enviada. Neste caso, entre em contato para a devida correção.
  11. Caso perceba qualquer outro tipo de problema, entre em contato conosco.
  12. Este processo pode ser feito várias vezes, usando para isso várias planilhas (documentos xlsx independentes). Neste caso, para cada planilha é feito uma transferência PIX correspondente.